quarta-feira, 29 de maio de 2013

Grande vilão da inflação, preço do tomate volta ao normal

Nesta primeira parte do ano, o grande vilão da inflação entre os produtos hortifrutigranjeiros foi o tomate, o fruto que chegou a bater 100% de alta em algumas semanas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), vai voltando ao preço normal.

Um dos grandes fatores para o aumento foi a diminuição de área plantada, a migração de produtores para outras culturas e a grande demanda de consumo durante a Semana Santa. Com isso o produto apresentou queda do volume ofertado, baixa qualidade e grande elevação dos preços.

No último balanço divulgado pela CEAGESP o tomate apresentou uma queda de 21% e segundo o economista da Companhia Flávio Godas, a tendência é “queda nos preços praticados e maior volume ofertado”. Como explica o economista no vídeo abaixo:





Os consumidores também sentiram no bolso a alta dos alimentos, na ocasião alguns consumidores tiveram que substituir alguns alimentos por produtos mais em conta, como explica a consumidora Edith Nascimento:

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Campeonato Brasileiro está de volta


Começou neste fim de semana a maior competição de clubes do nosso país. Artilheiros, revelações, favoritos, campeão. Quem serão os nomes desse Brasileirão?

Está valendo! Foi dada a largada para a maior competição de clubes do futebol nacional. O Campeonato Brasileiro começou a todo vapor, com resultados surpreendentes, goleadas empates e o principal, muitos gols.

O destaque da primeira rodada vai para o cruzeiro, a equipe de minas mostrou que está recuperada da derrota sofrida na decisão do estadual, para o rival Atlético-MG e derrotou o campeão da Série B de 2012 o Goiás por 5 a 0.
FOTO: Divulgação

Outro que começou com o pé direito foi o Criciúma, que em seu retorno a elite, não tomou conhecimento do Bahia e venceu o tricolor da boa terra por 3 a 1. A decepção do fim de semana ficou com o jogo entre Santos e Flamengo, o único em que a rede não balançou. A partida também marcou a despedida do até então favorito ao prêmio, “Craque do Brasileirão”.

Bom, esta foi apenas à primeira rodada da competição mais importante do nosso futebol e agora o Blog Clayton Futebol Clube quer saber; quem será campeão, quem será o craque da competição, o artilheiro, os favoritos. Tire suas conclusões, opine sua opinião é sempre bem vinda. E que role a bola pelos quatro cantos do país!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Categoria de base, realmente existe?

Milhões de investimentos em garotos que simplesmente serão dispensados sem mesmo terem oportunidade, já que o clube investiu outros tantos milhões em outro atleta pra mesma posição.

Por: Clayton Gomes

Para que serve a categoria de base de um clube de futebol? A resposta mais sensata seria para revelar jogadores, certo? Bom na pratica não é bem assim que funciona ou que está funcionando.

Um bom exemplo de que a categoria de base parece não funcionar é a do São Paulo. Bom, mas o clube revelou Lucas e Casemiro, por exemplo. No entanto o clube paulista não tem nenhum lateral direito dentre os titulares, já que lateral de oficio vem jogando no ataque e quem faz a lateral hoje em dia é um zagueiro. Ou seja, será que não existe nenhum lateral no Sub20 do clube que possa ser titular? Será que o menino Lucas Farias que é lateral de oficio não serve pra vestir a camisa 2 do São Paulo? Então pra que manter uma estrutura de categoria de base como a do tricolor?
 
Outro exemplo é o Santos que hoje fechou com o atacante Henrique, do Mogi Mirim. Mas pra que gastar um dinheiro contratando um novo jogador sendo que na base do clube tem Léo Citadini, Gabgol, Neilton, Jubal, Giva, Pedro Castro entre outros.

No entanto conheço um clube que valoriza e vem conquistando grandes resultados com a categoria de base. Trata-se do Osasco FC, clube da segunda divisão de São Paulo, que está atualmente na liderança da competição do estadual com três vitórias em três partidas, sendo que em todas elas o clube não sofreu gols e vem utilizando (inclusive o treinador) os seus atletas da base.

O que o Osasco faz não só valoriza seus atletas como os motivam para crescerem dentro da carreira, pois todos sabem que terão uma oportunidade de jogar no time profissional. Enquanto isso, os clubes considerados grandes e que investem milhões em CTs para os garotos treinarem, comer, dormir e simplesmente serem dispensados mais tarde por falta de oportunidade, vão buscar soluções para os problemas contratando gente de outros clubes. Vai entender... 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Futebol de Osasco terá agenda cheia neste fim de semana


Ao todo, serão 360 minutos de bom futebol. Os destaques ficam por conta do líder Osasco Fc e a estréia do Grêmio Osasco no paulista Sub20.

O fim de semana de futebol promete ser agitado na cidade de Osasco, ao todo, serão quatro duelos envolvendo as equipes da cidade, os destaque ficarão por conta do Osasco FC no Campeonato Paulista da segunda divisão e a estréia do Grêmio Osasco no Campeonato Paulista Sub20. Somando todos os confrontos serão 360 minutos de bola rolando, sem contar os acréscimos.

A bola começa a rolar para a equipe Sub15 do Osasco FC, que enfrentará o Cotia FC, no estádio Euclides de Almeida as 9hs. O time da grande São Paulo vem de vitória sobre o Nacional-SP, na última rodada. Logo em seguida é a vez do Sub17 também enfrentar o Cotia no mesmo local, às 10h45.

Na parte da tarde um duelo que promete grandes emoções, será realizado no estádio Prefeito José Liberatti. Onde o Osasco FC tentará manter a invencibilidade no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o adversário será o Elosport de Capão Bonito. O Osasco é líder do grupo 5, já o Elosport está na segunda colocação. Outro fator positivo para os donos da casa é a defesa, em duas partidas realizadas na competição o time da grande São Paulo não sofreu nenhum gol até aqui.
 
Fechando a maratona de jogos no domingo de manhã o Grêmio Esportivo Osasco volta a se encontrar com sua torcida, a partida será diante do Atlético Sorocaba, válida pela primeira rodada do Campeonato Paulista Sub20, às 10hs. Além da primeira partida na competição, o jogo terá outro atrativo. A estréia do técnico Zé Augusto, que comandará a equipe em seu primeiro jogo oficial.

Resumindo o fim de semana promete em Osasco e quem gosta de um bom jogo de futebol, não pode deixar de comparecer em algum desses duelos.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Futebol paulista está eliminado da Libertadores 2013.

Detentor de oito títulos da competição, futebol paulista não passaram das oitavas na Libertadores de 2013.

A Copa Libertadores de 2013, definitivamente não foi boa para os clubes paulistas, das três equipes que disputaram a competição continental, todas foram eliminadas nas oitavas de final.

A primeira eliminação foi do São Paulo, o tricolor saiu da competição após duas derrotas para o Atlético-MG, sendo que o jogo da volta, o galo atropelou o time de Ney Franco com uma sonora goleada. Com a eliminação, um início de crise se instalou nos lados do Morumbi, o que culminou com a dispensa de sete jogadores.

Seis dias após o fracasso do São Paulo foi a vez do Palmeiras lotar o Pacaembu e com uma festa maravilhosa da torcida alviverde, que chegou esperançosa para o confronto, já que na primeira partida, o time de Gilson Kleina suportou a pressão dos mexicanos do Tijuana e voltaram para o Brasil com um empate por zero a zero. Só que a história na segunda partida foi diferente e os mexicanos comandados pelo meio campista, Arce, venceu por dois a um e eliminou a equipe Palestrina.

Restava então o Corinthians como único representante do Estado na competição continental, o adversário era ninguém menos que o Boca Junior da Argentina. Porém em uma partida onde a arbitragem teve papel predominante no resultado, a equipe do Parque São Jorge acabou seguindo os mesmos passos dos rivais São Paulo e Palmeiras e foi eliminado nas oitavas.

Com isso, o Estado de São Paulo detentor de oito títulos da competição não terá mais nenhum representante nesta edição. Resta agora torcer para os outros clubes brasileiros que ainda sonham com o título continental como, Fluminense, Grêmio e Atlético-MG.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Grêmio Osasco estará no grupo 3 da Copa Paulista


Equipe de Osasco fará sua estréia no dia 14 de julho diante do São Bento em Sorocaba.

A federação Paulista de Futebol divulgou nesta segunda-feira a tabela da Copa paulista de 2013, e a equipe do Grêmio Osasco ficou alocada no grupo 3 da competição ao lado de Ituano, São Bento, Red Bull, Rio Branco, Paulista e União Barbarense. A competição será disputada entre os dias 13 de julho e 24 de novembro.

A estréia do Grêmio Osasco está prevista para o dia 14 de julho, domingo as 10h, diante do São Bento em Sorocaba.

A Copa Paulista de 2013 contará com 27 equipes divididas em quatro grupos. o campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2014. 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sócrates no São Paulo?


Diretoria tricolor chegou a ter tudo apalavrado com o Doutor, porém manobra de Vicente Matheus levou o craque para o Timão.

O ano era 1978, quando um jovem jogador do interior paulista despertou o interesse dos dirigentes do São Paulo FC. Com um futebol vistoso e diferenciado o presidente são-paulino da época, Antônio Leme Nunes Galvão, logo iniciou as negociações com o atleta e seu clube, o Botafogo de Ribeirão Preto. A nova promessa de 23 anos era ninguém menos que o Doutor Sócrates.

Sócrates comemora gol em cima do
São Paulo
Conversas adiantadas o São Paulo pediu ao time de Ribeirão uma semana para levantar o dinheiro, sabendo da conversa são-paulina e do potencial de Sócrates, o Corinthians de Vicente Matheus também se interessou pelo craque, no entanto o clube do Parque São Jorge, estava em desvantagem para negociar com o Botafogo já que o São Paulo tinha quase tudo acertado.

Nesse momento, o mandatário alvinegro buscando tirar a vantagem do São Paulo, chamou seu irmão Isidoro Matheus, solicitando que ele entrasse em contato como presidente do São Paulo para fazer uma proposta, dizendo que o Corinthians estava interessado no zagueiro Chicão e que além de uma quantia em dinheiro, o Timão ainda daria o lateral direito Cláudio Mineiro.

A proposta alvinegra suou como música nos ouvidos tricolores que poderiam se “livrar” de Chicão, ganhar um lateral e de quebra conseguir o dinheiro para contratar Sócrates. Sabendo da notícia Galvão adiou a viajem para Ribeirão e marcou um jantar com Isidoro.

Lógico que o a proposta por Chicão não passou de lorota, e enquanto o presidente do São Paulo conversava com Isidoro, Matheus viajou pessoalmente para o interior paulista, onde negociou e fechou a contratação de Sócrates no mesmo dia.

A esperteza de Vicente Matheus deu certo, Sócrates se tornou um dos maiores ídolos do Corinthians e do futebol brasileiro. E ironia do destino ou não no início dos anos 90 o São Paulo foi recompensado com o talento do irmão de Sócrates, Raí, que assim como o irmão se tornou um dos maiores ídolos do nosso futebol.


Fonte: Revista Brasil, e Democracia corintiana – Utopia em jogos, Sócrates e Ricardo Gozzi(Boitempo,2002))

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Federação muda data e local da estréia do Grêmio Osasco no estadual Sub20


Diretoria do clube entrou com pedido junto a Federação Paulista de Futebol que transferiu o jogo para o dia 19 no  Rochdade

A diretoria do Grêmio Osasco entrou com um pedido na Federação Paulista de Futebol, solicitando a mudança da partida de estréia do clube no Campeonato Paulista de Futebol Sub20. O pedido do clube da Grande São Paulo era referente à mudança de data e local da partida diante do Atlético Sorocaba no dia 18 de maio.

Para o Coordenador das divisões de base do clube, Maércio Zeferino a mudança era necessário, já que os dirigentes do clube acham que categoria deve jogar em um estádio.

“Estamos solicitando a mudança de local e data, porque julgamos importante para esta categoria estrear no estádio, sendo assim, o Grêmio Osasco estará solicitando a alteração para o Estádio do Rochdale”. Afirmou o coordenador da categoria de base, Maércio Zeferino.

Na manhã desta quinta-feira, 9, a Federação alterou a data da partida que antes estava prevista para o dia 18 de maio, sábado, no Complexo esportivo Cidade de Deus Bradesco. Com a mudança a partida agora será realizada no dia 19 de maio, domingo, no estádio Prefeito José Liberatti.

Rochdale, lugar igual não há


Por: Clayton Gomes

Em uma bela manhã de domingo de 2012, sai cedo de casa com destino a cidade de Osasco, pra ser mais preciso, o bairro do Rochdale. No entanto o percurso não foi dos melhores, primeiro uma caminhada de 15 minutos até a estação de trem, depois mais quarenta minutos até Osasco. Porém ainda não ao meu destino final, faltava ainda encarar um ônibus.


Bom, depois de quase duas horas de viajem cheguei ao estádio Prefeito José Liberatti e como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”, me encantei com o local logo no inicio, não que eu nunca frequentei outros estádios de futebol, mas lá nem se compara.

Ainda na parte de fora do estádio, nem parecia que cerca de 10 mil pessoas estavam sendo esperadas para o jogo, eu podia caminhar a vontade pelo entorno do estádio, não vi policias mal educados, tentando organizar as filas ou corre-corre de torcedores fugindo por conta de uma briga ou algo parecido. Foi ai que percebi que ir ao Rochdale em pleno domingo seria um grande programa pra se fazer com a família.

Já dentro do estádio, o Grêmio Osasco era com certeza o time de todos ali, nas arquibancadas uma miscigenação de cores, gente com camisas do São Paulo, Corinthians, Palmeira e Santos torcendo uns ao lado dos outros sem confusão, sem brigas, um ambiente de eterna harmonia.

Outra coisa que me chamou atenção foi a grande quantidade de famílias, o que comprova a minha tese no final do terceiro parágrafo. Claro que em outros estádios também é possível ver famílias assistindo aos jogos, mas no José Liberatti é diferente. Os pais ficam nas arquibancadas torcendo enquanto a garotada fica na beira do alambrado brincando, se divertindo. Realmente um clima tão agradável, que nem parece um estádio de futebol.

Pra finalizar, no topo de uma das arquibancadas existe uma lanchonete, a única no local, porém aconchegante, não pelo conforto, mas sim pela simplicidade. Um típico ponto de encontro dentro do aconchegante Rochdale, com cara daquele bar da esquina da nossa casa, onde todos que frequentam o ambiente são nossos amigos.

Esse é o estádio Prefeito José Liberatti, para os íntimos, o Rochdale, a casa do Grêmio Esportivo Osasco, a casa de todos os cidadãos de Osasco, o melhor lugar para se assistir uma partida de futebol!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Grêmio Osasco está no grupo cinco do Paulista Sub20

Grêmio Osasco estréia diante do Atlético Sorocaba, porém diretoria do clube pede mudança de data e local da partida junto à federação.

Na manhã desta terça-feira, a Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela dos jogos para o Campeonato Paulista Sub20, a competição terá inicio no próximo dia 17 de maio e contará com 45 equipes, divididas em 6 grupos. A final será disputada no dia 30 de novembro.

No dia 18 de maio a equipe do Grêmio Osasco estréia na competição diante do Atlético Sorocaba, no Complexo Esportivo Cidade de Deus Bradesco, em Osasco, no entanto a diretoria do clube da grande São Paulo está solicitando junto à Federação a alteração da data e local da partida.

“Estamos solicitando a mudança de local e data, porque julgamos importante para esta categoria estrear no estádio, sendo assim, o Grêmio Osasco estará solicitando a alteração para o Estádio do Rochdale”. Afirmou o coordenador da categoria de base, Maércio Zeferino.

O Grêmio Osasco está no grupo cinco, que além da equipe de Sorocaba também conta com: São Paulo, Portuguesa, Ituano, Grêmio Barueri, São Bento e Capivariano.

Grêmio Osasco tem adversários definidos na Copa Paulista


Clube de Osasco ficará no grupo cinco ao lado de São Bento, Ituano, Juventus e Audax. Federação ainda não divulgou as datas das partidas.

Estas semanas foram sorteadas as equipes que irão compor os cinco grupos que participaram da primeira fase da Copa Paulista de Futebol 2013, ao todo serão 25 clubes na competição, que reúne times das Séries A1, A2 e A3 do Estado. O torneio serve principalmente para que os clubes que não disputarão os campeonatos organizados pela CBF mantenham suas atividades durante o restante da temporada. O campeão deste ano garante uma vaga na Copa do Brasil de 2014.

Dentre os clubes participantes está o Grêmio Osasco, o clube da Grande São Paulo está no grupo cinco ao lado de equipes tradicionais do futebol paulista como, o São Bento, Ituano (Série A1), Juventus e o Audax que conseguiu o acesso para a elite do futebol do Estado este ano.

Como preparação para a competição, o time de Osasco enfrentou na última quarta-feira o Atlético-PR. Apesar da derrota por um a zero, o resultado foi satisfatório já que o furacão atuou com o time que irá estrear no Brasileirão deste ano.

Em 2012, o Grêmio Osasco chegou até as quartas de final, na qual foi eliminado pela Ferroviária. A estréia do clube ainda não foi definida, já que a Federação Paulista de Futebol não divulgou as datas com os jogos da primeira fase da competição.