segunda-feira, 22 de abril de 2013

Melhor que Pelé?


El tigre, maior artilheiro da historia do futebol, foi responsável pelo primeiro titulo da seleção brasileira. 
Para a grande maioria Pelé foi, é, e sempre será o rei do futebol, porém em uma época na qual o futebol começava a nascer e clubes disputavam até três partidas por dia, eis que surge Arthur Friedenreich, o primeiro grande jogador da história do nosso futebol.
Filho de imigrante alemão e uma lavadeira negra, Friedenreich nasceu em 18 de julho de 1892. Atacante de dribles curtos e chutes precisos o jogador é o maior artilheiro da historia do futebol mundial com 1329 gols. Mesmo havendo controvérsias sobre o número, a FIFA entidade máxima do futebol, nomeou o atleta como o maior marcador de todos os tempos.
Friedenreich ainda esteve presente na campanha do primeiro titulo do nosso futebol, o sul-americano de 19, e foi o autor do gol salvador, em uma partida que precisou de duas prorrogações para se definir o campeão. Após o fato heroico o jogador foi apelidado de “El Tigre”, pelos rivais uruguaios.
Em meados de 32, Fried teve que interromper sua carreira para enfrentar outra batalha, desta vez fora de campo. O maior ídolo da história do país até então, ingressou nas forças paulistanas na Revolução Constituinte de 32. Foram quatro meses de batalhas na qual Friedenreich, trocou as chuteiras por fuzis e a bola por munição.
Após as batalhas o jogador voltou aos campos e atuou por mais três anos. Arthur encerou a carreira em 1935 com 43 anos. Ao todo foram 22 partidas pela seleção, 10 gols, três campeonatos brasileiros de seleções, sete títulos paulistas, dois sul-americanos e nove vezes artilheiro do estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário